sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Navios não foram feitos para permanecerem no porto

Estou com o coração apertadinho! Hoje cedinho meu filho foi pra primeira viagem dele sem nenhum parente por perto. A escola organizou esse passeio de 3 dias pra uma cidade a apenas duas horas da minha casa, com três professores e dois guias acompanhando, mas descobri que sou uma mãe meio idiota.
Içami Tiba está completamente certo quando diz que filhos são como navios: eles têm seus portos seguros para abastecerem e fazerem suas manutenções, mas nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras! Minha razão aceita isso numa boa. Mas vai fazer meu coração aceitar isso com serenidade com um filho de 11 anos apenas! Meu discurso com ele ontem à noite foi coerente com minha razão. Disse a ele que não deixasse a saudade atrapalhar a diversão, que ele curtisse muito, que ia ser inesquecível pra ele. Aí ele dormiu tranquilo. Então meu coração entrou em ação, se apertou geral e eu desatei a chorar. Muito boba, eu sei! Mas confesso meus momentos de leseira... Imagina quanta responsabilidade já não coloquei em cima de Nossa Senhora (que é mãe como eu!) e do anjinho da guarda dele!
Enfim, ainda bem que existem celulares. Nesses momentos eles funcionam como um verdadeiro instrumento "acalma-coração"! Agora é esperar que ele volte com aquele sorrisão que eu amo, cheio das novidades pra contar! Como disse o mesmo Dr Tiba, "a principal provisão, além das materiais, está no interior de cada um: a capacidade de ser feliz!". Como mãe, é isso que espero do meu filho: que ele seja feliz! Que essa aventura possa contribuir pra isso!