sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Isso aí é pra quem pegar?!...

Uma amigona minha, que é casada e tem um filho da mesma idade que eu, me contou que na casa dela, quando encontra alguma coisa fora do lugar - cueca no chão, barata morta no quintal, prato sujo na sala... -, ela tem uma perguntinha básica na ponta da língua: "Isso aí é pra quem pegar?!..." Aí o povo da casa dela se toca que se tem 3 pra sujar, não pode ter uma só pra arrumar. Achei o máximo!
E sabe o que eu acho? Já que educação vem de casa, está faltando mãe pra perguntar isso em suas casas, pros filhos, maridos, netos e família inteira! Sim, porque ô povinho pra deixar as coisas pra trás, achando que o resto do mundo tem que se virar pra recolher...
Essa cena aí da foto eu tirei na Praia da Macumba, aqui no Rio, logo depois de um feriadão. Solzão lindo, marzão besta chamando a gente e... a areia cheia de sacos de biscoito, cocos, canudinhos, garrafinhas etc e tal! Só não encontramos latinhas porque sempre tem um festival de catadores interessados nelas, antes mesmo de qualquer criatura acabar com o conteúdo dela. E aí cabe a mesma pergunta: "Isso aí é pra quem pegar?!..." Pro gari? Pra uma criatura revoltada com a sujeira que assola o mundo? Pra Deus?! O mais incrível é que normalmente esses mesmos sujismundinhos vivem reclamando que o governo deixa as ruas sujas. Mas quem sujou?!!!
Esse aí é só um exemplo em muitos. Mas a regra também vale pra político lambão (quem já viu a Cidade da Música aqui no Rio entendeu isso!), pros mal educados que deixam banheiro público sujo, com papel pelo chão e nada de descarga (blergh!), vale pra mãe que joga pra escola a responsabilidade total pela educação dos seus filhos (tem de montão!), vale também pros donos de cachorros que acham que não tem nada de mais em deixar as caquinhas e caconas de seus lindinhos peludinhos no meio do caminho pro pessoal pisar ou desviar (nem vou comentar essa!)... São infinitos exemplos de gente folgada, espaçosa, sem noção de que o mundo não gira ao redor delas. Gente que precisa entender e praticar as regrinhas básicas que começam nos lares como os dessa minha amiga.