domingo, 27 de setembro de 2009

Beleza sem photoshop

Olhe qualquer revista de beleza, saúde ou moda e você verá modelos - homens e mulheres - lindíssimos, perfeitos! A capa da revista, na maioria das manchetes, já estampa algo como "veja aqui a receita desse corpo"! Pois eu vou dizer o que nenhuma delas nos diz: a receita praquela perfeição toda, tanto nas matérias como nos comerciais, chama-se photoshop! Ou seja, estamos com um problema sério hoje em dia: queremos possuir uma beleza irreal, aquela impossível de alcançar, sem marquinhas, sem espinha, sem uma celulitezinha que seja, queremos uma beleza produzida pelo photoshop.
Nenhuma das fotos aí de cima passou por photoshop. Todas retratam pessoas com beleza real. Nenhum modelo, nenhum artista. Apenas pessoas comuns. E belas! Cada uma diferente da outra: há mulheres e homens, loiros, morenos, ruivos, com aparelho, olhos claros e escuros, sorrisos mais tímidos ou mais abertos. Cada qual com suas características, mas na minha sincera opinião, todos lindos.
Certa vez, elogiei uma amiga minha pela sua foto no perfil do orkut. E ela me respondeu: "A gente sempre escolhe as melhores fotos, nos melhores ângulos!" Sabe que é isso mesmo? Todo mundo tem seus pontos fortes, seus pontos fracos e os melhores ângulos. Tem cor de roupa que cai melhor, corte de cabelo que arrasa e roupa que disfarça gordurinhas que a gente odeia. Tem lado que sai melhor nas fotos e tem careta que faz a gente agradecer poder deletar algumas fotos ainda na máquina.
E tem o lance da auto-estima que faz a gente ficar tão bem com a vida que ninguém entende bem como, mas parece ter o poder de emanar de nós uma energia tão boa que deixa as imperfeições reais em segundo plano. Eu sempre dizia às minhas amigas: "Tá na hora de você se olhar no espelho, dentro dos seus próprios olhos e dizer pra si mesma: PQP! Você é ph.. de tão linda!" (Desculpem o vocabulário, mas às vezes acho que o palavrão realmente faz mais efeito moral na gente!) Depois disso, parece que o espelho e o resto do mundo se rende ao que vale a pena em você. Eu recomendo. Experimenta! Aliás, está na hora de eu fazer isso de novo...
Enfim, deixo aqui o meu apelo: valorize o que há de bom em você. Quer melhorar em alguma coisa? Pense em metas possíveis, que valham a pena, que façam você feliz. E que não dependam de um photoshop.
O meu muito obrigada a cada pessoa real que autorizou ter suas fotos nesse meu post. E minhas desculpas às dezenas de outros amigos lindos que não exibi aqui. ;)