terça-feira, 14 de maio de 2013

E o mundo continua a girar...


A pessoa que você ama se foi pra sempre. Não está mais ao seu lado. Você não a verá mais nessa vida. Dói. A dor é lancinante. A cabeça vai a mil. Você busca as últimas palavras ditas, a última conversa, a última vez que se viram, o último sorriso, o último... 

Um dia ela está ali, a um telefonema de distância. E você, pelo motivo que for e por esquecer que a morte geralmente não manda aviso, às vezes nem liga.  No outro dia, não adianta mais telefonar, visitar, abraçar. Acabou. Fica a dor. Depois e junto com a dor, as lembranças. Mas não mais o abraço, não mais a voz, não mais a risada. Dor.

E esse mundo, como se tentasse lembrar que a vida TEM que continuar, como se ignorasse a sua dor... Ele continua a girar. Só depois que a dor diminuir ou acabar, a gente volta a entender isso. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Que eu não perca a fé


     Uma afilhada minha, de apenas quinze anos, está muito doente. Meus compadres estão na luta contra um câncer há oito meses e essa doença maldita está vencendo... Se me sinto impotente diante disso e não consigo segurar as minhas lágrimas, imagino a dor cruel de minha comadre!

       - O que eu posso fazer por vocês? - pergunto-lhe, tentando me manter no olho desse furacão, disfarçando esse nó na garganta, segurando as minhas lágrimas...

        - Apenas rezar! - ela me diz. A voz quase sem esperança. A sensação de impotência no ar.

        Desligo o telefone e choro. Muito. Peço a amigos pra rezarem por ela também. Mas confesso: como é ruim poder fazer apenas isso! Ainda mais quando todos os médicos dizem que não tem mais jeito, como se avisassem pra gente se preparar para não tê-la mais perto de nós...

          Que eu não perca a minha fé. Nem a minha esperança. Nem a crença de que tudo isso precisa fazer algum sentido e tem que ter algum propósito que, talvez, eu não compreenda tão cedo. Que eu não caia no erro de amaldiçoar a vida em função desse sofrimento todo! E que a dor não me impeça de agradecer os sorrisos, as vitórias, os momentos deliciosos que nos foram dados como presentes!

        E que eu possa manter a serenidade, apesar de toda essa dor que estou sentindo! Preciso dela para ajudar as pessoas que amo e para conseguir rezar... Mesmo com a minha fé querendo fugir de mim.


domingo, 17 de março de 2013

Ei, você!


Tirem as crianças do meu blog no post de hoje, que vou mandar um recadinho nada educado para algumas pessoas que emporcalham as redes sociais!

Ei, você que vai pras redes sociais pra tomar conta da vida alheia e deduzir idiotices e bizarrices a respeito delas! VOCÊ É UM BABACA!!!

No mínimo, a sua vidinha é um tédio, uma titica, uma "coisa" sem boas emoções! Aí você vai até as redes sociais pra vomitar o reflexo da sua alma podre! Aqui vai um conselho de graça: vai se tratar! Vai se cuidar! Quando você estiver ocupado, cuidando da sua doença, não sobrará tempo pra cuidar da vida dos outros.

Você se sente feliz tentando denegrir a vida das outras pessoas, imaginando o quanto a vida delas pode se aproximar da imbecilidade que a sua se transformou? Sabe de quem é a culpa disso? Adivinha! SUA! 

Se você é tão criativo pra criar e divulgar intrigas e relações que não existem, escreve uma novela e manda pra uma rede de televisão. O que?! Você não tem competência pra isso? Vai ocupar o seu tempo estudando, correndo atrás do que pode realmente fazer de você um ser humano digno e - quem sabe! - uma pessoa feliz! 

Não tenho mais paciência para pessoas como você! Não levo na brincadeira nem quando fazem isso comigo nem quando fazem isso com ninguém! Isso é falta de respeito, falta de decência, falta de caráter! Por isso não respeito você. Por isso dou unfollow em twitter e desfaço amizade em facebook. Quero distância e sou mesmo radical. Me relacionar com pessoas assim não me acrescenta absolutamente nada! 







segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A tal da felicidade



     É assim o ano inteiro, mas notei que nessa época de Natal, fim de ano e começo de outro, elas se intensificam: as mensagens que falam das fórmulas pra felicidade. Impressionante! Cada mensagem tem um segredo diferente, uma fórmula quase mágica, o jeito certo de conquistar essa sensação de êxtase...
   Mas como assim, caras pálidas? Quem disse que o meu conceito de felicidade é igual ao seu? Se a fé e os valores de cada um são diferentes, por que a forma de ser feliz seria como a receitinha pronta do bolo de arco-íris?!
      Cheguei à conclusão de que o slogan de um famoso supermercado (não farei propaganda, não!) tem realmente tudo a ver! Ele não afirma nada, não diz que lá no tal supermercado você poderá encontrar a felicidade. Mas questiona: o que faz você feliz? E cita um monte de situações que podem nos dar essa sensação tão gostosa!
      Já reparou como a mesma coisa, em momentos diferentes, nos faz felizes de formas diferentes? Pois é. Não tem fórmula, nem segredo, nem receita. Mas por que precisaria ter?
      O que faz você feliz? Hoje! O que? E amanhã, no ano que vem? O que fará você feliz? E ontem, no seu passado? O que fez e vale a pena repetir? Pensa aí, que eu tô pensando daqui. 
        Que o mundo seja feliz! Todo mundo! Cada um à sua maneira! E tomara que a tal da felicidade nos contagie e também quem está perto de nós, independente de tudo! Isso também me faria feliz...


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bilhetinho de amor eterno


     Eu era normalista e fazia estágio numa escola municipal em Laranjeiras. (Faz tempo!) Havia um aluno que era dificílimo de lidar e que até os professores tinham medo porque era irmão de traficante e usava isso pra ameaçar quem quer que fosse! Mas sabe Deus por que, o enfrentei num momento de bagunça e ele resolveu ser meu "amigo".
     Todos os dias vinha conversar comigo, me deu uma boneca de presente  no dia do professor e resolveu me tornar a sua confidente.
     Me lembro do dia em que ele chegou todo encabulado, com um papel dobrado na mão e os olhos que refletiam um quase pedido de socorro.
      - O que é isso, Marcelo? - perguntei.
     - Cris, tô apaixonado. Tô namorando. Escrevi um bilhete pra ela, mas não sei se ficou bom. Lê e vê se tá bom? Se tiver algum erro, você corrige pra mim?
     Sorri. Que fofo! O menino que todo mundo tinha medo estava inseguro! Peguei o papel e li o bilhete de amor que nunca esqueci nem nunca irei esquecer! Estava escrito, cercado de coraçõezinhos, com aqueles garranchinhos lindos dele:

I loviu você como nunca I loviei ninguém! 

     Segurei o riso! Ele olhou pra mim, suplicante:
     - Tá ruim?
     - Tá lindo! Sua namorada não vai te largar nunca mais!
     E lá foi ele, bilhete na mão, conquistar de vez a namorada. Nunca saberia que meu coração aquece um pouquinho cada vez que me lembro dessa história...


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ho! Ho! Ho! Dai-me paciência! É Natal!


     Quem diz que Natal é época de paz, amor ao próximo, perdão e regozijo nunca foi fazer compras no supermercado a menos de 5 dias da festa! Ou num shopping!
      Antes de ontem fui ao Mundial fazer compras de natal e pra casa! Se o inferno é parecido com aquilo, prometo ser boazinha de hoje em diante pra ir pro céu! Impressionante como o espírito de porco natalino assola o coração daquelas pessoas! É um tal de casal brigando, criança chorando, povo reclamando da fila, do calor, da multidão, do preço, de ter nascido... Acho que as pessoas aproveitam pra colocar pra fora o mau humor de um ano todo! Só pode! Difícil não se deixar contaminar. Vira teste pra saber sua capacidade de manter o bom humor! 
       Pedi os pães na padaria com um sorriso e um "por favor" e a senhorinha que estava atendendo me agradeceu por ser a primeira cliente sorridente do dia! 
      Anunciaram no microfone uma oferta-relâmpago de tender e passaram com o carrinho cheio de tenders do meu lado. Achei barato, peguei um e - que susto, meu Deus! - quase fui atropelada e pisoteada por um bando de velhinhos e velhinhas de respeito, quase se estapeando pelas tais bolinhas de tender! E ainda ouvi de um deles: "Hahahahaha! Viu que peguei dois? Tinha uma mulher lá que queria pegar três, mas passei na frente dela e peguei!" E a mulher do cara ainda acrescentou: "Esconde no fundo do carrinho pra ninguém pegar!" Mas hein?! O povo rouba o tender do carrinho alheio porque era da oferta??? Ho! Ho! Ho! Depois não adianta postar mensagem bonitinha de Feliz Natal e Paz na Terra lá no Face não, hein! 
      Sempre adorei Natal, mas não sei se estou ficando velha ou ranzinza,  porque venho perdendo a paciência pra esse consumismo exagerado que vai tirando o sono da gente! Que desespero bate na hora de fazer as contas do quanto se gasta pra comprar uma "lembrancinha" pra cada um. E saber que depois ainda vai ver aqueles sorrisinhos amarelos agradecendo aquelas coisinhas bobas que você gastou um dinheiro nada bobo pra comprar! Meu 13o foi suado, gente! Aí eu fico pensando: quisera eu que abraços apertados, beijos, cafunés e um papo danado de bom fossem os melhores presentes! Sonha, Cris!
        Enfim... Natal TEM que ser mais que essa confusão de fim de ano! Nasceu Jesus! Comemorar um aniversário de mais de 2000 anos tem que ter um significado muito maior do que todo esse stress! Vamos AMAR. O ano todo! 
           Feliz Natal!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Quando é o próximo fim do mundo?


     E o mundo - mais uma vez! - não acabou! Marcaram a data, criaram o cerimonial dos tsunamis, meteoros e pânico geral, nos vestimos pra ocasião, mas ele não aconteceu!
     Será? 
     Às vezes tenho a impressão de que o mundo já acabou faz tempo, mas esqueceram de nos avisar. Ou esquecemos de observar...
      Porque ver pessoas passando fome e gente insensível a isso é o fim! Crianças trabalhando enquanto deveriam brincar também. Gente dando mais importância ao ter do que ao ser idem! Saber que a (re)construção de um estádio é mais importante do que a educação, saúde e segurança de todo um povo é o apocalipse que já veio e ninguém viu!
      Sou só eu que às vezes quero pedir que parem o mundo pra descer? Só eu que tenho crise existencial achando que não pertence a isso aqui?! 
      Enfim, não vou ficar mais de blá blá blá e lamentações aqui não porque, afinal, não é isso que vai fazer esse mundo um pouco melhor. Já deve ter um próximo fim do mundo agendado por outra civilização antiga ou vidente. Até lá, vou tratar de ser feliz e tentar fazer o mesmo com as pessoas ao meu redor. Quem sabe o mundo não está esperando atitudes assim pra poder acabar em paz?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Gente do bem e gente do mal


     Existe gente do bem e gente do mal? Há alguns dias entrei nesse debate com um amigo querido e confesso que estou encafifada até agora com essa ideia.
      "Dentro de mim há dois cachorros: um bom e outro mau! Os dois estão sempre brigando. Ganha a briga aquele que eu alimento mais frequentemente!..." - diz a sabedoria dos índios americanos. Dentro de mim estão lá os dois. Eu tento alimentar o cachorro bonzinho porque acredito que ele seja mesmo melhor para mim e para o mundo. Mas vem pisar nos meus calos, vem mexer com alguém que eu amo, vem provocar quem estava quietinha! Putz! Eu solto meu cachorro mau, sem dó nem piedade! 
     Minha irmã - a mais linda das criaturas zen que eu conheço! - fica uma fera comigo quando eu digo que não tenho o coração bom, porque só desejo o bem a quem me quer bem e quero que se exploda quem me quer mal! Mas é verdade! E mais: tomo para mim o slogan de que "quando sou boa, sou ótima e quando sou má, sou melhor ainda."! Lascou-se! Fujam de mim na TPM!
    O fato é que não acho que exista gente adulta 100% boa ou 100% má. Mas realmente acho que exista gente tremendamente FDP, daquelas que, apesar de ter uma qualidade aqui e outra ali (Sim, todo mundo tem alguma qualidade!), são doidas pra prejudicar as outras, pra puxar o tapete de alguém, pra inventar e mentir sobre quem não gosta e aquele festival de atitudes que me dão um asco que Deus me livre! Conhece gente assim? Infelizmente, eu conheço. As quero bem longe de mim. Não preciso me preocupar em classificá-las para entender que não acrescentariam nada de positivo à minha vida...
      Melhor me juntar com pessoas que, no mínimo, não deixam nenhum dos cachorros morrer de fome. Questão de amor aos bichinhos. Ou da tal busca de equilíbrio!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Sino dos ventos

     Eu tenho um sino dos ventos. Na verdade, tenho uma pequena coleção. Adoro o barulhinho de cada um deles! Tenho um de metal, um de conchas, tinha um de moedinhas chinesas que quebrou e tenho um de bambus, que vive se enrolando quando venta demais.
      Às vezes me sinto como esse último! Porque de vez em quando vem a vida em forma de vento e mexe com tudo! Aí fica tudo embolado de uma forma que parece um nó geral! 
       No meu sino dos ventos, aquele que fica penduradinho ali na minha varanda, a "confusão" chega a ficar lá por dias! Não é todo dia que tenho paciência pra ir lá desembolar aqueles fios... Mas aí olho pra ele, sinto falta do barulhinho bom e vou lá. Então com paciência e carinho, percebo que não tem nenhum nó de verdade, apenas os pedaços de bambus e fios torcidos, um por cima do outro, um no lugar do outro. Por vezes, levo um tempão desembolando aquilo tudo. Vira quase um quebra-cabeças! Mas, na maioria, alguns segundos bastam para resolver aquilo que minha preguiça levou dias pra corrigir!
          Então cá estou eu, baita sino dos ventos da vida, esperando a sensação de inércia passar, que não sei bem se é preguiça a ser combatida ou  a clara impotência para mudar aquilo que minhas mãos não alcançam... Quando os tais nós desembolarem, eu volto a fazer um barulhinho bom! 


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A primeira vez...

      Primeiro foram os olhares. Só olhares. E a dúvida se o olhar dele queria dizer o mesmo que eu tentava esconder no meu olhar.
      Depois foram sorrisos. No início mais tímidos, depois escancarados.
      Aí o esbarrar de corpos e mais sorrisos. E um beijo.
      Poderia ter ficado só nisso, mas não ficou. A gente queria mais. E ir além! Foi. 
      Aí aconteceu! A gente queria de novo. E de novo. E quando não podia, começou a loucura da saudade e a constatação de que não era pra ser sério, mas acabou ficando.
      Um dia eu estava com amigas. Já havia falado dele, dos momentos delicinhas, da vontade de ter mais. Aí ele ligou. Estava num churrasco com os amigos.
      - Estou bêbado! - disse ele, quase em tom de confissão.
      Eu ri. 
      - Que bom que você ligou! - saiu da minha boca quase sem querer...
      Então ele falou o que eu não esperava:
      - Eu te amo! 
      - Eu também! - foi tão automático, tão natural, tão gostoso!
      E foi um instante mágico, lindo, inesquecível!
      Pudemos dizer isso um pro outro várias vezes, olhando nos olhos, tantos momentos depois! Foi paixão, fogo, sentimento intenso, cheio de histórias! E de tudo, o momento que me lembro com mais brilho nos olhos e carinho foi aquele telefonema. Me lembra como amores sinceros podem acabar, mesmo sendo lindos! E como mesmo podendo acabar, não deixam de ter seus momentos mágicos pra gente lembrar depois, sem medo de dar aquele sorriso feliz por tê-lo vivido...
      

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Adeus, Brigitte! S2

  


“Um cão nao quer um carro chique, uma casa grande, roupas caras. 
Um graveto o fará feliz. 
Nao importa se vc é rico ou pobre, inteligente ou burro, esperto ou bobo. 
Dê-lhe o seu coração e ele lhe dará o dele. 
Quantas pessoas sao assim? Quantos o fazem se sentir  raro, puro e especial? 
Quantos o fazem se sentir extraordinário?” 
(Marley e eu)

Eu me lembro bem quando a escolhi. Tinha nascido uma ninhada num canil do Rio e eu morava em Manaus. Liguei pra dona do canil e disse: quero uma fêmea clarinha e bem serelepe! A dona do canil disse que o primeiro nome dela tinha que começar com B (coisas de canis chics, com a frescurada do pedigree que meus cães nunca precisaram para que eu os amasse!). Procurei, procurei e decidi: BRIGITTE MY WISH! 

Brigitte quer dizer "quem tem o brilho do fogo". E ela chegou de avião, brilhando, trazendo alegria pra mim e pro meu filho. Era janeiro de 2005.  E aquela levada da breca me deu mil histórias pra contar. Teve 8 filhotes, nao quis cuidar direito deles. Não nasceu pra ser mãe. Nasceu pra ser serelepe! Um dos filhotes que sobreviveram era a Crystal, que ficou com a gente. 

A gente veio pro Rio 4 anos depois. Elas vieram. Nós voltamos um ano depois. Elas foram junto de novo. Voltei pro Rio no final do ano passado e minhas bonequinhas vieram junto.

Muita farra! Muito pelo! Muitas risadas! Mudei pra um apartamento  e todos nós sofremos com a falta de espaço pra elas. Sofri por ter que deixá-las num canil de um amigo veterinário até voltar a ter casa e fiquei feliz por ver que elas estavam bem.

Mas hoje... Hoje meu mundo está mais triste. Perdi a minha Brigitte! Ficou doente na semana passada. Fui até lá. E ela, sempre arisca, parecia que sabia que tinha que se despedir de mim. Sentei na escada, a chamei, ela deitou do meu lado e ficamos ali: eu fazendo cafuné e ela me lambendo o rosto de vez em quando (Não! Eu não tenho nojo disso não!)... Mas hoje... Hoje ela não resistiu mais e - como dizia a minha avozinha - resolveu virar uma estrelinha no céu...

Que os anjinhos caninos a recebam com festa! Porque ela é uma linda, uma querida, uma figurinha que vai me fazer muita, muita, muita falta!

A ela, a minha homenagem, o meu carinho eterno e a gratidão por tantos e tantos momentos de alegria! Que ela me perdoe pelos momentos que perdi a paciência com ela... Mas acho que o abanar de rabo e lambidas queriam me dizer: "Mamãe, já esqueci a bronca! Só me ama que eu também te amo!"

Hoje estou me permitindo chorar (muito) e ficar triste... Talvez amanhã ou semana que vem eu já consiga lembrar dela, sem o rosto inchado, apenas com o sorriso que ela merece...




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Momentos trágicos de uma gordinha


Minhas gordices seriam cômicas se não fossem trágicas! Engordei nesse último ano, apesar de todas as promessas de passagens de ano seguidas. Nenhuma calça jeans velha tá cabendo em mim direito. Comecei trabalho novo e PRE-CI-SO de uma calça! Resolvi ir à C&A pra comprar uma baratinha.

Até aí, nada de mais, né? O drama é escolher calças tamanho GMGM (Grande Muito Grande Mesmo), tentando não abalar a auto-estima e ir pro vestiário cruzando os dedos pra alguma delas caber em você e ficar bonita!

Pois bem! Eu me resignei e encarei tudo isso, etapa por etapa! Comprar roupa quando se está acima do peso vira momento tortura! Mas o pior foi estar lá no provador, no "tira uma roupa e veste outra", e ouvir a vizinha de provador falar com a amiga:

- Fulaninha, faz um favor pra mim? Sabe onde peguei essa calça aqui? Ficou larga. É 38. Pega lá uma 36 pra mim?

Ódioooooooooooooooooooo! Tomara que coma uma empadinha quando sair da  loja e engorde 10 quilos com cada azeitona! Praguejei mesmo! 

Saí do provador com uma calça jeans e uma saia nas mãos e, pra garantir sabe Deus o que, passei na sessão de roupas pra malhar e comprei um monte de tops, calça de malhar e coletinho. 

Tô disposta a me vingar da bandida-calça-36! Só não sei até quando vai essa minha disposição...

domingo, 20 de novembro de 2011

Um boi pra não entrar na briga!


"Dou um boi pra não entrar na briga e uma boiada pra não sair!" Não é assim que o pessoal costuma falar? Também já usei tanto esse ditado pra justificar meus momentos tepeêmicos e tissunâmicos, que já perdi as contas!

Mas hoje... Hoje tenho buscado tanto equilíbrio em minha vida, que a paz se faz necessária. 

Então, pelo menos por enquanto, adaptei a minha frase: Dou um boi pra não entrar numa briga e uma boiada pra não sair! Mas estou economizando os bois! Porque já bastam as minhas lutas internas pra eu querer buscar outras! Porque já bastam as lutas da vida pra eu me desgastar com guerrinhas desnecessárias e inúteis!

Vou deixar a minha boiada no pasto! Estou disponibilizando um boi pela minha paz! E, abusada que sou, ainda peço pra não fazerem churrasco com ele, que ele também tem direito a conhecer uma vaquinha mimosa e tentar ser feliz como eu!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alô! O "Seu" Pires está?!

Vê se pode? Vê se pode! Eu era uma criança quieta na escola, CDF assumida! Menina exemplar! Mas de vez em quando, como toda criança saudável faz, eu ouvia aquele diabinho que sopra aprontações no ouvido da gente e resolvia fazer algumas tolices! Escondida dos meus pais, lógico!

Essa semana eu estava me lembrando da época em que eu fazia catecismo. Assistia à aula toda pura, saía de lá com duas ou três amigas e íamos para um orelhao na frente da igreja, cada uma com uma ficha telefônica.

Números aleatórios escolhidos e lá ia a primeira:

- Alô! O "Seu" Pires está? Não?! Então onde vou colocar a minha xícara?

Risadas! Não tínhamos coragem de ouvir a resposta. Desligávamos correndo e imaginávamos que tipos de xingamentos a nossa vítima da vez ia soltar!

- Alô! É do açougue? Não?! E como é que eu vi uma vaca na janela?!

Risadas! Era o trote mais pesado que passávamos! E eu era tão inocente que só descobri o duplo sentido da frase anos depois! Acho que esse fato me livra de uns 3 graus de calor no meu mármore do inferno, nao?


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Viver em montanha russa

"Às vezes,
o coração precisa de manifestações
acima do vernáculo,
mas repletas de significativas e
barulhentas interjeições."
Fátima Irene Pinho

Certa vez ouvi de um amigão que eu era o ponto de exclamação encarnado! Explicou que a forma de escrever me denunciava, mas também que quem me conhecia um pouco mais percebia isso muito facilmente.

Ele tem razão. Acho que sou intensa demais em tudo o que eu vivo. É como a emoção de estar numa montanha russa.

Carro de montanha russa sobe, desce, é provoca uma mistura de sentimentos... A vida não é assim? Um dia vc está em cima, outro dia você está embaixo, outra hora de cabeça pra baixo.

Vc tem a opção de fechar os olhos, de abrir, de rir (às vezes de nervoso), de gritar e tbm de dar a mão pra quem está do seu lado.

E quando chegar ao fim, rir daquilo tudo! E perceber que a superação nao foi em relação ao caminho, ao trilho, à altura, nem à velocidade das descidas! A superação foi em relação ao medo que vc nem tinha que enfrentar, mas escolheu assim! Enfrentar intensamente...