quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ah, esses vizinhos!


Se convivência de um modo geral já é uma arte, conviver com vizinhos é uma mega-arte, se é que o termo existe!
Tenho vizinhos bons, a maioria nem sei o nome, tenho alguns sorridentes, educados, gentis. Com esses a convivência é fácil. Mas tenho alguns que... nossa! Dispensaria sem pensar nem meia vez!
Sinceramente, até acredito que eles nem tenham noção do quanto incomodam.
A vizinha aqui do lado, com a casa geminada na minha, é fumante inveterada. Acredite, eu nunca a vi com um cigarro na mão! Sabe por que eu sei que ela fuma? Porque a noite, o cheiro do cigarro passa pela ventilação das suas casas. Ou seja, ela fuma o cigarrinho dela lá na casa dela, na privacidade dela, mas aquele cheiro in-su-por-tá-vel invade a minha casa, principalmente os banheiros e meu quarto. Nenhum anti-tabagista como eu merece isso! O cheiro - melhor dizendo, a fedentina!!! - usa o direito de ir e vir e vem logo pra minha casa, parecendo querer impregnar-se no meu travesseiro! Blergh! Mas e aí? Como eu vou reclamar se ela está fumando na casa dela?!
A outra vizinha - essa da casa quase em frente a minha - é caso perdido! Nem um milagre consegue fazê-la simpática! Sabe aquele tipo de pessoa que grunhe a resposta ao seu bom dia feliz? Ela é desse tipo. Pra piorar, as brigas homéricas na casa dela são ouvidas na rua toda! Conclusão: me lasco! É o cheiro de cigarro chegando de um lado e a gritaria com assuntos que não me interessam nem um pouco chegando do outro... Afff!
Pensa que é só isso? Como se não bastasse o barulho da gritaria das brigas com marido e filhos, essa vizinha "simpatiquinha" ainda se sente a DJ do condomínio! Pensa passar o dia inteiro ouvindo as músicas que ela selecionou, com o som tão alto a ponto de dificultar as conversas dentro de casa ou ver a televisão numa altura normal? Nessas horas me lembro de uma amiga que se irritou com a vizinha chata e resolveu se vingar: colocou o aparelho de som dela junto à janela que dava pra tal vizinha, colocou uma música do Oswaldo Montenegro que diz "Eu sou um chato, meu Deus, não me aguento!" na repetição e no volume mais alto e saiu pra passear! Foi pra minha casa com um dos sorrisos mais irônicos que já vi na minha vida e passou uma semana sem ouvir a tal vizinha! Só não faço isso porque não quero castigar os outros vizinhos por tabela.
Além disso, também fico imaginando se meus vizinhos também não gostariam de me expulsar daqui por algum motivo. Sei lá! Os latidos das cachorras ou o cheiro das caquinhas delas antes de eu catar e jogar o desinfetante (eu faço isso todo dia!) ou meus gritos nos jogos do Fla quando meu time faz gol... Ninguém reclamou de nada, mas eu também não faço isso.
Enfim, no final do ano estou me mudando. E já estou curiosa com os novos vizinhos com quem vou ter que conviver!