domingo, 26 de janeiro de 2014

O meu estranho apego aos personagens


Eu me apego a alguns objetos, mas não devia. Me apego a pessoas e já não tento mudar isso em mim. E me apego a livros e personagens.

Há livros que me envolvem tanto que prefiro ir lendo devagarinho. A história vai me seduzindo, me conquistando. Vou degustando cada pedacinho, sorvendo os momentos, apreciando cada palavra... Vou lendo os capítulos e cada cena se faz sozinha na minha imaginação. Paro de ler um pouquinho e fico pensando na história, fico com a cena na cabeça. O filme se criou em mim. 

Dou risadas, vibro, me emociono, choro... Me apego aos personagens e os amo, os odeio, os admiro, juro amor eterno aos meus prediletos!

Em alguns livros isso é tão forte que entro num esquisito dilema: quero terminar logo a leitura para saber qual é o final, mas fico triste porque não quero largar aqueles personagens. 

E, quando termino, sofro de ressaca literária. Adoro ler, mas, se não há um outro livro que continue aquela história, não consigo partir pra outra imediatamente. Tenho que ler, em seguida, algum livro sem história, sem personagens, dar um tempo pro meu coração desapegar ou lidar com a distância e se preparar para novos apegos.