quinta-feira, 29 de outubro de 2009

História de sapos, príncipes e maridos


   Uma amiga desabafou comigo uma historinha pessoal inusitada. Ela me contou que não dormiu bem a noite toda e de manhãzinha, quando estava quase conseguindo dormir, seu marido a chamou pra falar que havia um sapo (Sim! Um sapo de verdade!) no quarto do filho deles! Ela ficou injuriada com o marido! Afinal, depois de uma noite mal dormida, ele a acordou pra exatamente o quê? O marido queria que ela pegasse o bicho. Mas não era pra ser o contrário?! Onde foram parar os homens heróis, aqueles que enfrentavam até dragões para protegerem as suas amadas?! Na falta dos dragões, as baratas e sapos seriam bons substitutos, né nao?!
    O fato é que, depois de ouvir o desabafo e a decisão da minha amiga de deixar o pobre anfíbio trancado no quarto do filho até o marido voltar, minha imaginação entrou em ação e uma série de historinhas fictícias começaram a borbulhar freneticamente em minha cabeça.
     O sapo, desesperado, entrou no quarto errado. Procurava uma menina e foi parar no quarto de um menino. Encara o pai do menino e pensa desesperado: "e agora?!" Nada de mocinhas, nem princesas, nem mosquitinhos e moscas pra comer. Eis que minha amiga, com cara de insônia e P da vida entra no quarto pra olhar o objeto da briga conjugal do dia. O sapo delira! Não é menina, nem mocinha, nem princesa, mas é um mulherão! E se empolga!
     - Olá! Sou feio, mas carinhoso! E mato insetos com prazer. Me beija?
    - Eca! - diz minha amiga, apesar de intrigada com o fato do tal sapo estar falando.
   - Se me beijar, posso virar um príncipe. Ou um modelo com barriga de tanquinho! Acaba com o feitiço da bruxa má e me beija? Estou disposto a virar seu escravo sexual e ainda limpo a casa pra você, corto a grama, te levo pra todo lado como motorista, não reclamo da sua TPM nunca... Tudo isso por um beijo!
     - Hummm! Eu posso pensar?
     O sapo revira os olhos esbugalhados!
     - Pensar? Mas pensar em que?
     - Tô pensando aqui se meu marido também não é um sapo enfeitiçado. Não levo o menor jeito pra ser dona de brejo!
    E trancou a porta por fora pros dois sapões se entenderem à noite. Sem a interferência dela.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tem dias que a gente está "sei lá"!

Nem sei se tem explicação. No meu caso, eu jogo a culpa nos dias chuvosos, mas nem sempre a culpa é de São Pedro. O fato é que tem dias que a gente fica num estado assim que não tem uma palavra certa pra descrever... Tem dias que estamos "sei-lá".
Já até fizeram comunidade no orkut com essa definição: hoje estou sei lá! Perfeita! Adivinha se entrei nessa comunidade...
Vem um desânimo ninguém sabe de onde, que nem redbull levanta. Nosso céu particular vai se enchendo de nuvens artificiais, talvez criadas por nós mesmos. Então a gente zapeia todos os canais da TV e parece que não há nenhum programa que agrade. E quando perguntam como você está, você responde aquele "tudo bem" na tentativa de convencer a si mesmo de que, no mínimo, o ânimo vai chegar.
Não é TPM, não é depressão, é frente fria, ou uma nuvenzinha besta que passa e vai com o vento. E o vento pode ser uma notícia boa, um beijo gostoso, um filme legal ou o sol que aparece no céu e vem aquecendo tudo ao redor.
Hoje estou sei lá. Mas já já o sol vai chegar.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pare nos cruzamentos para evitar acidentes!

A gente está dirigindo a própria vida e eis que, de repente, chega a um cruzamento. Há a opção de ir em frente ou virar para um dos lados. Mas antes de seguir no caminho escolhido, há uma placa bem visível: pare!
Sabe pra que essa placa? Para evitar acidentes. Seja qual for o caminho escolhido pelo motorista, é hora de parar brevemente, olhar para um lado, olhar para o outro, aguardar a melhor hora para passar e aí sim prosseguir na manobra necessária para seguir o caminho.
Às vezes, na vida atribulada e louca que levamos, esquecemos de olhar os sinais que estão ali, bem visíveis à nossa frente: PARAR e olhar, observar, decidir com calma, evitar acidentes e então seguir seguro. Como esses momentos fazem falta! Quantos caminhos errados pegamos e quantos pequenos ou grandes acidentes provocamos apenas porque passamos alucinadamente pela sinalização nos cruzamentos das nossas vidas!
Veja bem, parar brevemente não significa estagnar! Estagnar é desistir de continuar na caminhada da vida. Mas parar brevemente, vez ou outra, em cada cruzamento, é justamente desejar arduamente chegar ao local que planejamos. E chegar feliz!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ai, que preguiça!

Um paulista, trabalhando pesado, suado, terno e gravata, vê um baiano deitado numa rede, na maior folga. O paulista não resiste e diz:
-Você sabia que a preguiça é um dos sete pecados capitais?
E o baiano, sem se mexer, responde:
- Oxente, a inveja também!
***
Quem nunca sentiu preguiça uma vez sequer na vida que atire a primeira pedra! Essa semana eu ando numa lombeira inexplicável! Não sei se é por causa desses dois feriados numa mesma semana, não sei se é a TPM chegando, não sei se isso tudo é pura desculpa pra eu cometer um dos 7 pecados capitais... Só sei que penso em fazer um monte de coisas e na hora H me bate uma preguiiiiiça...
Até pra postar nesse blog essa semana eu demorei. Pura lombeira!
Eu me lembro de um colega de trabalho que gritava aos quatro ventos: "ah, se eu tivesse de dinheiro o que eu tenho de preguiça nessa vida!..." Eu morria de rir, achava ridículo! Porque, por paradigma nosso, quanto menos preguiça, maior a disposição pra fazer dinheiro, não é isso? Eu ouço desde pequenininha que "Deus ajuda quem cedo madruga". Mas essa semana, Deus, me ajude a me libertar dessa preguicinha besta! Aproveita, Deus, e abre um solzão bonito pra mim! Ele me energiza, deve me ajudar a me espreguiçar de vez.
Já sei. Na segunda-feira que vem - dia internacional da preguiça! - eu me livro dela. Aí posto algo bem cheio de energia! Até lá, vou deitar na rede da varanda aqui de casa, igualzinho o baiano da piadinha, e pedir aos paulistas que relevem meu pecadinho capital...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pedacinhos da minha vida

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
(A Lista - Oswaldo Montenegro)

Engraçado como essa música do Oswaldo Montenegro tem vindo à minha mente! Andei dando uma limpa no meu orkut. Só adiciono pessoas que conheço, mas havia uma porçao de gente lá que nem me lembrava mais quem é, de onde conheço... E mesmo assim ainda há mais de 300 pessoas por lá!

Há tantas pessoas que passaram e passam pela minha vida e que me marcaram de alguma forma legal! Tal qual uma linda colcha de retalhos, guardo comigo pedacinhos de cada uma delas: uma conversa aqui, um jeito de olhar ali, uma gargalhada acolá... Conselhos, idéias, experiências, carinhos, e-mails, mensagens, emoções... Um ser humano se faz disso também: daquilo que aprende e apreende de cada pessoa que Deus coloca em seu caminho. E isso vai muito além da família, de pais, irmãos, de filhos...

Mesmo sabendo que vou acabar injustiçando vários amigos que passaram pela minha vida, montei esse painel com "pedacinhos" de uma porção deles. Todos os que estão aí são importantes para mim, pois carrego comigo um tsunami de vivências, um turbilhão de idéias, um universo de afeição por cada um deles! Com alguns troquei confidências, com outros dividi angústias e lágrimas, com todos tentei compartilhar um pouco de mim mesma. Com cada um aprendi e aprendo alguma coisa legal. E hoje quero fazê-los entender que sou melhor como ser humano pelo bem que fazem a mim.

Me lembro do Pequeno Príncipe entendendo que foi o tempo dedicado à sua rosa que fazia dela a flor mais especial do mundo! Eu sei que esse amor que sinto por todos (e saudade de muitos) não existe por acaso.

Obrigada a todos vocês!

"Quando Deus fez o mundo, espalhou por ele pessoas maravilhosas, e nos deu a missão de encontra-lás." Cumpri a minha. Mas continuo querendo mais...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mediocridade não traz medalhas!

"Se não tiveres a coragem de desafiar-te... farás sempre e somente o necessário."
Walter Grando

Desde que meu filho começou a ter provas na escola, cobro dele uma nota mínima e digo a ele que ele tem que fazer de qualquer prova ou trabalho o melhor que ele puder. Nessa minha escala, 8 é bom. Abaixo disso, é apenas média.

Quando ele estava na 3a série, ele tirou uma nota 7 e pouco numa prova e comentou com a professora: "Minha mãe não vai gostar..." A professora (excelente, por sinal!) quis tocar no assunto comigo na reunião de pais: "Cris, essa nota está na média. Ele passa!"

Minha gente, quem disse que a gente tem que fazer as coisas pra passar? Ter como meta a média é querer não extrair das oportunidades da vida o melhor que ela nos dá. Procure lá no dicionário: mediania é sinônimo de mediocridade! Refiro-me a tudo, não apenas a provas escolares. Você quer um namorado mais ou menos, uma amiga mais ou menos, um trabalho mais ou menos? E os profissionais que nos cercam? Você quer viajar com um piloto mais ou menos, ser operada por um cirurgião mais ou menos, passar numa ponte construída por um engenheiro mais ou menos?... O que você realmente deseja mais ou menos, na média, num padrão de mediocridade?

Sejamos sinceros conosco mesmo: quantas ações mais ou menos fazemos, esperando retornos excelentes? Difícil assim, né? Já viu atleta ganhar medalha de ouro dizendo que treinou só "pra passar"?!

Busquemos as nossas medalhas de ouro pessoais! Sejamos o melhor de nós mesmos!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Xô, nuvens negras!


Já reparou quanta gente amarga e de mau humor nos cerca? Em todos os lugares tem alguém assim: no trabalho, na faculdade, num curso de atualizaçao, no condomínio... É impressionante! Você feliz com o sol lindo lá fora, imaginando a praia que vai pegar no final de semana, e aí chega a criatura com aquela nuvenzinha preta em cima da própria cabeça, reclamando do calor, da poeira e da areia da praia... Aí começa a chover e você se consola pensando nas plantas do jardim que até precisavam de uma aguinha, mas aí chega a criatura amarga reclamando que acabou de lavar o carro blá-blá-blá coisa e tal! Afffff!

Quer mais um exemplo? Em 2016 as Olimpíadas vão ser realizadas no Rio. Festival de nuvenzinhas pretas por aí! Se o Rio não conseguisse sediar os jogos é porque o Brasil não tem cacife pra isso, porque os dirigentes são uma droga, porque não há mesmo incentivo pra esporte e cultura aqui nesse país... Mas como conseguiu, que absurdo, com tantas prioridades nesse país, agora começa de vez a roubalheira, não temos competência pra fazer uma abertura no nível de pequim etc etc etc!

PelamordeDeusssss! Socorro!! A gente é tão bombardeado com comentários e previsões ruins sobre tanta coisa, que começa a murchar... Parece que o sol que tem dentro da gente começa a esfriar um pouco, que o doce que a gente tem na boca começa amargar por tabela... Oh vida! Assim não dá.
Não quero bancar à Polyana, até porque senso crítico é essencial na vida de qualquer cidadão, mas vamos combinar que está faltando otimismo no mundo, né? Há de ter um equilíbrio!

Então façamos assim: assim como o sol é capaz de dissipar as nuvens no céu, sejamos um pouco sol, juntemos o nosso calor pra, ao menos, diminuir a intensidade dessas nuvenzinhas pretas que andam nos cercando por aí.