terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quando é hora de recapear a nossa estrada da vida?

Toda cidade tem isso: começa a época de chuva e as ruas e estradas começam a se encher de uma buraqueira sem fim. Aí o que decidem as secretarias de obras? Operação tapa-buracos! Um monte de homens e máquinas fechando os buracos maiores com pedras e piche.
O problema é que depois disso, a rua não fica perfeitinha, lisinha, boa pra dirigir. Cada "ex-buraco" denuncia, não só pela cor mais escura, mas pelo relevo imperfeito, onde ficava ele.
Já reparou que às vezes fazemos igualzinho com as estradinhas da nossa vida? Nós tapamos uma decepção aqui, uma mágoa ali, uma frustração acolá e, quando nos damos conta - se é que nos damos conta mesmo! - nossa estrada da vida está péssima pra andar! É tropeço na certa, é risco de furar os pneus que nos fazem deslizar, é aquele mau humor básico por ter que dirigir numa estrada desse nível.
Nessas horas, acho que é melhor nem tentar achar os culpados. Se foram as intempéries da vida, se foi a qualidade do material que escolhemos pra usar, é melhor deixar pra lá! O ideal é interditar a tal via por alguns dias que sejam e recapear tudinho, tirar aquele asfalto ruim que está cobrindo tudo e mandar ver num bem melhor, mais duradouro, pra nossa estrada ficar bonita e ser um prazer dirigir nela.
Pra continuar bem essa viagem maravilhosa que é a vida, vale a pena raspar dessa estrada um monte de coisas que não nos fazem bem - e cada qual avalie a própria vida pra saber o que são - e então recapear com uma boa camada de coisas positivas: família, amigos, sorrisos, fazer o que gosta... Enfim, coisas que funcionem como cafunés na alma da gente!