terça-feira, 14 de setembro de 2010

Manual de Bons Modos Twitteiros

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas aos leitores que não são twitteiros! Mas é que Twitter já virou realmente um vício na minha vida e, como o tema tem sido assunto entre vários followers, resolvi fazer um post sobre isso.

Tudo bem que educação vem de casa e bom senso é o tipo de mercadoria que todo mundo acha que tem, mas juro que "de vez em sempre" a gente se depara com a necessidade de explicar o óbvio lá pelas bandas twitteiras!

Então tomei a liberdade de escrever aqui algumas regras, inclusive contando com a ajuda de alguns twitteiros que atenderam ao meu apelo por lá. Aqui vão algumas:

I. Follow, RT e #FF são coisas que definitivamente não se pede, muito menos se exige de quem você está seguindo! Parece mendicância, carência, mimimi, falta de educação, tudo num pacote só! No twitter as pessoas seguem quem acham interessante, cada um tem o seu critério pessoal! O mesmo com o ato de retuitar alguém. Eu retuito o que eu acho interessante. Idem #FF (Follow Friday). Deixa a pessoa escolher quem ou o que ela acha interessante indicar aos seus followers. Alguns fazem isso pra fazer um social com a galera, outros levam muito a sério essas indicações (Afinal, diga-me com quem andas...). Mais uma vez: é um critério pessoal que tem que ser respeitado!
Entao, por favor, não entra na onda de mandar um tweet (ou vários!) com o tal de "Me segue que eu te sigo!" ou "E aí? Tô te seguindo. Não Vai me seguir, não?"! O mesmo serve pra pedidos de RT e #FF!

II. Atenção, blogueiros! Você escreveu o seu último post com o maior carinho e quer divulgá-lo ao mundo. Ou sabe que o número de page views pode te render uma graninha. Tudo bem. Divulgue o seu último post lá no twitter. Mas pelo amor de Deus, faça isso impessoalmente! Manda pra geral mesmo! Escolha alguns horários pra refazer isso e tentar ser visto pelo maior número de followers. Mas NUNCA - e nunca mesmo! - encha a timeline dos seus followers falando do seu último post pra um por um deles. Primeiro porque seus followers vão ver a mesma mensagem váriasssss vezes! É sacal! Segundo porque é meio constrangedor ser praticamente intimado a ler o seu post! Esse tweet que vai direto pra arrobinha de cada um fica ainda pior quando acompanhado de um verbo no imperativo: "Leia! Comente! Dê RT"! Meu lado birrento pensa logo: "É uma ordem? Você não manda em mim! Não tô a fim! Não vou, seu chato, metido a mandão!" Então somente ouse fazer isso por DM, com quem você acha que realmente tem intimidade pra isso. Mas assim mesmo, peça! Nunca ordene.

III. Tem uma regrinha que é pra internet em geral: o uso do Caps Lock! PELAMORDOAMOR, GENTE! NA REDE, ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULA É O MESMO QUE GRITAR COM QUEM ESTÁ LENDO! Viu como fica esquisito ler tudo em maiúsculo? No twitter, como não há recursos como letras em negrito ou sublinhadas, o caps lock pode ser usado pra destacar uma palavra ou um título. E já está bom, né?

IV. O Twitter tem um probleminha: ele nos dá uma falsa impressão de intimidade com algumas pessoas que a gente nem conhece. Aí algumas pessoas acham que falar das suas intimidades ali não tem problema nenhum. Vamos com calma! DRs no twitter pra todo mundo acompanhar e se sentir no direito de se meter? Não dá! Depois que soltou na twittosfera, não vale reclamar e ainda avisar que ninguém pode se meter na sua vida! Tem que falar alguma coisa por ali, use as DMs (Direct Messages). Ninguém vê, ninguém se mete, ninguém te julga. Ou você acha que as pessoas não julgam você o tempo todo pelas coisas que você escreve por ali?  Em tempo: não é uma DR, mas avisar ao mundo que está indo ao banheiro, que está "naqueles dias" ou que tem uma pereba que não cura é de última! Nem vou me prolongar nessa parte...

V. Vai retuitar alguma coisa? É questão de educação dar os créditos ao autor do tal tweet. Reescrevê-lo como se fosse seu é plágio, é falta de respeito. Em alguns casos falta de caráter mesmo! O twitter, inclusive, já tem uma função pra retuitar direto o que a outra pessoa disse. Se vc não tem nenhum comentário pra fazer em cima, por que não usá-lo? Mas tem gente que faz tanta questão do seu nome aparecer, que chega a alterar a frase só pra ter o seu nome no RT. Não precisa, né? Ou precisa?

VI. Por último (se não esse post vira testamento ou livro!): Assim como todo cidadão tem o direito de ir e vir, todo twitteiro tem o direito de dar follow ou unfollow. Te deram unfollow? Não precisa fazer alarde disso! Se não acha que vale a pena mais segui-lo, aperte também o seu botãozinho de unfollow (Sim! Você também tem esse direito!) e pronto! Está resolvido! Aliás vários amigos já me deram unfollow, não porque gostem menos de mim, mas porque o meu twitter, no caso, é 90% rubro-negro e isso não interessa a eles. Mais que compreensível! Eu os tenho no meu msn, no meu orkut e na minha vida. Isso me basta!
Outra situação: tem neguinho te irritando por lá? Não precisa dar indiretas, tentando falar pro mundo que você é o Sr. Fudêncio que vai bloquear ou "unfollar"! Pra que essa propaganda?! Todo mundo ali pode fazer isso também, lembra?! Use o seu botão de block e unfollow e seja feliz! Seus outros followers agradecerão por essa delicadeza!

E então? Mais uma regra que veio à sua cabeça e que não postei aqui? Escreve lá nos comentários! (Estou sugerindo, não mandando! ;) ) Vou adorar debater o assunto ou fazer uma parte II desse assunto!

Gostaria de agradecer aos meus followers (e também following!) @daniel_bonn , @Urubuzada e @godinhofelipe por algumas dicas de regras pra serem citadas aqui.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sobre cabelos brancos e ruguinhas

"Que a velhice não nos surpreenda com mais rugas na alma do que no corpo."
(Michel Montaigne)

Me olhei no espelho e eles estavam lá: dois ou três fios de cabelos brancos! Talvez uns cinco ou seis! Quem sabe quantos exatamente? Não vou contar. No início me apavorei! Tudo acabado pra mim! Quando apareceu o primeiro fio branco na minha cabeça, a reação foi imediata: tira! Arranca! Apareceu no lugar errado, seu fio! Ele voltou acompanhado de mais um. Tira! Arranca! Não quero! Mas agora... Se eu arrancar esse tufo, vou ficar careca!

E aí a gente se olha no espelho e é obrigada a escolher: ou fica nessa neura ridícula ou começa a aceitar que alguns sinais de velhice não são o fim do mundo. Não quero ainda pintar o cabelo toda semana pra esconder os sinais de que minha vida está sendo vivida! E bem vivida! Definitivamente a juventude que há dentro de mim um dia vai parar de aparecer no meu corpo. Ou aceito isso com serenidade ou desperdiço a energia que ainda tenho pra disfarçar a realidade.

Talvez daqui a algum tempo, quando os fios brancos aparecerem mais, eu mude de ideia e apele pra minha cabeleireira. Talvez quando as rugas chegarem com mais força, eu me discipline pra usar os tais creminhos anti-sinais que vivem sendo vencidos na minha prateleira.  O fato é que os sinais de que o tempo passa,  também pra mim, não devem ser uma desculpa pra que eu não curta tudo o que me faz feliz e melhor como pessoa! Saber envelhecer deve ser mesmo uma arte. Por enquanto, quero tratar de viver. Intensamente!